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Logomarca, Logotipo, Isotipo, Imagotipo e Isologo, quais as diferenças?

 Entenda tudo que é preciso saber sobre cada uma delas, como são aplicadas e seus exemplos.

o que é logomarca?

E se eu te disse que não tem significado? Pode ser um choque, mas essa é a verdade, logomarca é um uso popular, utilizado por pessoas para se referir a: Logotipo, Isotipo, Imagotipo e Isologo. Nos próximos parágrafos você irá descobrir o que são cada uma delas e como as diferenciar.

Começando por Logotipo:

Logotipo é a representação visível de um conceito, derivada do grego “Logo” que significa conceito e da palavra “Typos” que significa símbolo ou figura. O tipo pode ser um símbolo, imagem ou tipografia (letras). Sendo composto por tipografia e símbolos, ex: Google, Marisa e Coca-Cola.

O que é Isotipo?

Conhecido popularmente como símbolo e desprovido de tipografias, ele representa a empresa com clareza, trazendo a tona a sua identidade, princípio e valores, carregados em um símbolo. Isso pois o cérebro humano interpreta imagens 60 mil vezes mais rápido, do que texto. Ex: Twitter e Apple.

O que é Imagotipo?

Imagotipo é a combinação de símbolo + Fonte, em que elas mantém a identidade da marca mesmo se forem separadas. Um bom exemplo é o McDonalds, em que apenas a letra M amarela já nos traz a cabeça todo o significado dessa gigante franquia e a Lacoste, quando tanto seu nome sozinho ou o “jacaré” nos remetem a marca.

O que é Isologo?

Isologo é quando temos a iamgem (Símbolo ou ícone) + Texto agrupados, e sua separação é praticamente impossível, pois tiraria todo o conceito e a identidade da marca. Ex: Pizza Hurt, Burguer King e Starbucks.

Agora que conhece todas, fica fácil identificar qual você imaginou para o seu negócio. Utilize esses conhecimentos para informar a quem for elaborar a sua marca, aposto que facilitará muito entendimento, de como você visualizou a sua marca ou apenas deixe se surpreender em cada uma dessas aplicações.

https://agenciataboo.com.br/blog/2016/03/24/logotipo-imagotipo-isologo-ou-isotipo/
https://amuracomunicacao.com/qual-diferenca-entre-logotipo-imagotipo-isologo-e-isotipo/
https://plataformasolution.com.br/logotipo-isotipo-imagotipo-isologo/
https://www.des1gnon.com/2014/05/entendendo-a-diferenca-entre-tipografia-e-lettering/

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05 etapas construir um negócio de sucesso!

Ano novo, novas metas e objetivos e para te auxiliar nesta nova jornada separamos um conteúdo super interessante para você que tem ou deseja abrir um negócio de sucesso. São 05 etapas simples para você construir um negócio próspero de sucesso.

1º Passo –  Pare de torcer, planeje!

Todos nós contamos com a sorte em vários momentos da nossa vida, aquele pensamento de que tudo dará certo mesmo diante de tantas incertezas. No seu negócio não é diferente, podemos estar dependendo da sorte em questões que podemos ter controle, ou em coisas que as incertezas podem ser diminuídas com um bom planejamento.
Planejar é englobar cada acontecimento dentro da sua visão e se você vê, sabe o que deve fazer. Então como planejar? Para iniciar um planejamento você tem que primeiro saber onde quer chegar, para então começar a planeja como chegar. Após estabelecer isso vamos reunir informações necessárias sobre cada passo ou cada necessidade que são essenciais para chegarmos ao nosso objetivo.
Essa informações vão te dar confiança e controle sobre cada ação, pense na ação, no resultado que ela deve trazer, no que é preciso para ela trazer esse resultado, do que ela depende para cumpri suas expectativas e o mais importante, se está dentro do seu controle e se ela pode ser acompanhada, medida, para sabermos se ela está na direção do resultado que queremos.
Quando você tem todas essas questões envolvidas em um passo a passo, atreladas a cada ação, com uma levando a outra e formas de controle explicitas e indicadores estabelecidos, você estará a frente dos resultados, a sorte agora não é essencial para o sucesso, ela passa a ser um bônus!

2º Passo –  Apresente vantagens em relação aos seus concorrentes

Você conhece seus concorrentes? Sabe por que os clientes deles preferem os escolham ao invés de você? Se você não sabe isso, ou nunca se perguntou, está na hora de ter isso em mente, melhor ter isso no seu planejamento!
Saber quais coisas seus concorrentes oferecem melhor ou a mais que você, te dará as informações para agir no mercado e se posicionar para entregar aos seus clientes vantagens que eles não encontram em outro lugar!

Seja dúvida na cabeça dos clientes do seu concorrente, desse jeito você sai do lugar de não preferência, para uma opção e depois opção principal. Mas não se engane quanto ao foco aqui, não é roubar clientes da concorrência, mas sim obter diferenciais, quando você é só mais um, seus clientes podem facilmente preferir outro lugar em um dado momento, mas se tem os diferencias certos, dificilmente seus clientes irão transitar em outros lugares, já que eles não oferecem a vantagem que eles enxergam.

Outro ponto para entender as vantagens que você já possui, é perguntar aos seus clientes o porquê deles preferirem você e não a concorrência, elas podem ser várias: localização geográfica, preço, atendimento, qualidade no produto ou serviço, reembolso, várias formas de pagamentos, dentre outras. Anote todas e valorize esses pontos, se eles já atraem clientes, invista um pouco mais pois com certeza atrairão mais!

3º Passo –  Entenda o Porquê do seu negócio

“Quando as empresas passam a ser reconhecidas pelos seus porquês não precisam necessariamente se preocupar em acordar todos os dias com o desafio de se diferenciar da concorrência.”

O porquê do seu negócio é a razão dele existir, se ganhar dinheiro é só a consequência do seu negócio, então qual o motivo dela oferecer o seu produto/serviço?

Encontrar essa resposta será o grande norte do seu negócio. Ao pensar em grandes marcas, você enxerga a Nike na entrega de conforto e desempenho em seus produtos, enquanto a Adidas aposta em oferecer estilo único ao se exercitar ou praticar algum esporte. Isso é se posicionar no mercado.

4º Passo –  Tenha uma identidade visual

“Identidade visual é uma construção de vários elementos gráficos e visuais com o objetivo de comunicar ao público o conceito, os valores e o posicionamento de uma marca no mercado”

Uma identidade visual pode te ajudar muito a passar a posição que quer ter no mercado. Atrelar o porquê da sua empresa a toda a visão que terão do seu negócio é um passo para ser lembrado assim que o ramo do seu negócio for mencionado, por isso é importante que toda a identidade visual do seu negócio, seja fácil de ser entendida, memorizada e que passe aos olhos do seu público a razão da existência da sua empresa.

E quais são os elementos de uma identidade visual?
Os elementos de uma identidade visual estão desde a logo marca, tipografia, paleta de cores e materiais de divulgação ( Cartão de visita, papel timbrado, uniforme, pasta, sacolas, entre outras opções) a Imagem de perfil, capa e posts das redes sociais.

5 º Passo – Não apenas atenda, conquiste!

Agora que você já sabe como posicionar, sabe como passar o porquê da sua empresa ao seu público, está na hora de torna-los clientes. E como faço para tornar o seu público alvo, clientes do meu negócio?

Essa é a grande corrida do mundo capitalista, conquistar clientes, fidelizar, torna-los seguidores e fãs da sua marca. Para isso se exige investimento em marketing, campanhas de anúncios nas redes sociais, pesquisas de campo para saber a linguagem, o conteúdo e os canais em que seu futuros clientes transitam.

O primeiro contato com o cliente é essencial, ele ainda é o principal divulgador do seu negócio, então invista nos canais de atendimento, de acolhimento e o principal, foque nos feedbacks que recebe e no pós venda, cada etapa da compra é de muita importância para a sua empresa ficar marcada na mente do seu público. Procura responder dúvidas, responder e resolver reclamações no menor tempo possível, faça do seu cliente sua melhor ferramenta de anúncio!

Golden Circle: o que é e como aplicar nos seus negócios

Entenda o que é identidade visual e qual a sua importância para a estratégia do seu negócio


https://mindminers.com/blog/exemplos-posicionamento-de-marca/